EIXOS TEMÁTICOS

PARA INSCREVER-SE NA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO, O AUTOR DO TRABALHO DEVE ESCOLHER UM DOS EIXOS TEMÁTICOS ABAIXO, DE ACORDO COM A TEMÁTICA QUE MAIS SE CONTEXTUALIZA COM SUA PRODUÇÃO.

OS EIXOS SÃO APLICADOS A TODAS AS MODALIDADES DE TRABALHO:
 OFICINA - COMUNICAÇÃO ORAL - PÔSTER

EIXOS TEMÁTICOS:

ET1. DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pontuar o contexto político-educacional da Didática atual, refletindo a ação docente. Analisar as dimensões do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação educacional. Debater sobre as políticas de currículo, compreendendo o currículo como cultura e poder. Apresentar as políticas educacionais com base nas transformações e implicações de suas formas de atuação, padrões de acesso e de trabalho nas relações interinstitucionais, seus valores e ética profissional.

ET2. ENSINO BÁSICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Relacionar a formação inicial e continuada de professores e suas atribuições para o exercício na educação  básica. Analisar os currículos dos cursos de formação docente, dialogando com os diferentes saberes e práxis; o papel da pesquisa na formação e na prática docente; identidade, valorização e relevância social.

ET3. ENSINO BÁSICO E SUAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, MULTICULTURAIS E COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Formação de professores e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Inclusão social e cidadania na educação básica; Afirmação dos processos históricos, de identidade e de respeito. Analisar as relações entre os sujeitos no contexto social e político. Educação Popular, Educação do Campo e suas diversas formas de expressão (identidade, direitos e o exercício da cidadania). Discutir as possibilidades didático-pedagógicas dos processos educativos, para seu fortalecimento.

ET4. ENSINO BÁSICO NOS CONTEXTOS CONSTRUTIVOS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E AS NOVAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES
Compreender os estudos, as contribuições e intervenções vivenciadas na Educação Básica quanto as abordagens disciplinares sobre sexualidade, conceitos de ordenação de gênero; sexismo; diversidade sexual. Debate sobre as novas/velhas construções e arranjos familiares modernos e a educação básica.

ET5. ENSINO BÁSICO E O ENSINO DE LÍNGUAS: LINGUAGEM, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Compreender o ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras como centro de discussão nos estudos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística no ensino básico. Destacar as habilidades comunicativas, o pluralismo linguístico, o currículo e as práticas docentes. Analisar as múltiplas linguagens, o uso de tecnologias ressaltando suas interações no contexto educacional. Compreender o conceito de letramento e alfabetização no campo da Linguística e da Educação. Analisar a interação linguística da Arte (Teatro, Artes visuais, Dança, Literatura, Música) na prática docente no ensino básico.

ET6. ENSINO BÁSICO E SEUS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Ressaltar a relevância dessa etapa da escolarização na formação humana. Seus sistemas de ensino, avaliação e projeto político-pedagógico para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento nessa fase escolar. Destacar os objetivos da Educação Infantil para a integralização de todas as etapas do desenvolvimento infantil envolvendo seus múltiplos aspectos e as relações familiares e sociais.

ET7. ENSINO BÁSICO E SEUS DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS
Discutir a formação de pedagogos para o atendimento educacional especializado, bem como, os professores das disciplinas especificas para atender ao público da educação especial - deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades / super dotação, e sua inclusão no contexto escolar. os processos educacionais. Compreender os processos educacionais que se preocupam com a redução das exclusões a partir de referenciais fundamentados nos Direitos Humano e suas perspectivas interculturais, sócio-políticas e psicológicas no cotidiano educacional. Produção de conhecimentos em níveis micro, meso e macro, relativos a assuntos como: poder; saber; corporeidade; descolonização; igualdade/desigualdade; diferenças; culturas, políticas e práticas educacionais; práticas discursivas; diversidade; justiça social; cidadania e valores.

ET8. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO
Debater sobre os estudos voltados para a educação ofertada as pessoas jovens, adultas e idosas. O currículo, as estratégias, os direitos, os deveres e as responsabilidades para este segmento. As modalidades: presencial, à distância, restrição, privação de liberdade e gerontológica.

ET9. ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Compreender o Ensino de Matemática no ensino básico; Formação de professores; Matemática e suas tecnologias; Processos cognitivos e linguísticos. A Matemática como um campo de investigação multidimensional. Novas propostas de ensino-aprendizagens para as séries finais do ensino fundamental e nível médio.

ET10. ENSINO BÁSICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS, MEIO AMBIENTE E DA NATUREZA
As abordagens teórico-metodológicas no ensino dos conceitos científicos. As dimensões histórica e filosófica no Ensino de Ciências. Debater os aspectos multi e interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências Humanas no ensino fundamental (menor/maior) e médio (biológicas, químicas e físicas). Promover o debate envolvendo a educação ambiental na sociedade contemporânea, sua importância no desenvolvimento humano. As possibilidades de aproveitamento dos recursos naturais, a conscientização da preservação do meio ambiente, a manutenção do desenvolvimento urbano e a economia local.

ET11. ENSINO BÁSICO E AS MÍDIAS EDUCACIONAIS E SUAS TECNOLOGIAS
Debater sobre as intersecções entre as Tecnologias, as mídias e a Educação. Discutir narrativas e culturas digitais, tecnologia digital, redes, games na perspectiva das mídias educacionais e seus usos em contexto escolar. O professor e as tecnologias nos processos de ensino e suas contribuições na aprendizagem dos alunos.

ET12. ENSINO BÁSICO NA MODALIDADE PROFISSIONAL E TÉCNICA
Propõe debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho. Discutir as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado. Analisar práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.

ET13. ENSINO BÁSICO, O BULLYNG E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIOLÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO DO EDUCANDO
Discussões multidisciplinares sobre bullyng e suas implicações nos processos educativos. Reflexões  acerca da violência física e/ou psicológica gerada pelas "brincadeirinhas". Gestão de conflitos, possibilidades e os desafios do currículo diante dos males mentais causados pelo bullyng. Intervenções, formação docente, recursos didáticos, práticas pedagógicas e os processos de ensino e aprendizagem de ética e valores dentro e fora do ambiente escolar.

ET14. ENSINO BÁSICO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Refletir sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Física Escolar e suas contribuições no cotidiano escolar e não-escolar, desenvolvimentos cognitivo, físico e mental. Relatar as experiências de Educação Física no âmbito da formação docente. Compreender as relações entre Planejamento e Práticas Integrativas e Complementares no exercício do brincar dentro da EFE. Relação saúde e Educação Física como instrumento de fortalecimento de grupos populares e pessoas em situação de vulnerabilidade.

ET15. ENSINO BÁSICO E SEUS ATORES: EDUCAÇÃO EMOCIONAL, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOCENTE
Discutir acerca da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar. Provocar o pensamento na questão da formação docente em Educação Emocional. Compreender as relações entre Emoções, Saúde e Qualidade de Vida nas Práticas Docentes. Promover a Educação Emocional como instrumento de empoderamento físico e mental, possibilitando o fortalecimento mental, estimulando a autoestima e promovendo a diminuição dos afastamentos docentes causados pelas doenças emocionais.










2 comentários:

  1. Tenho interesse em dar uma oficina de LIBRAS. O eixo deverá ser o ET7?

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaísa,
    Infelizmente tivemos uma invasão de hacker que acabou nos deixando sem acesso por semanas. Por isso, peço desculpas pelo atraso no retorno.
    Enfim, caso ainda tenha interesse em inscrever sua oficina, será para nós uma grande satisfação aceitá-la. Por favor, nos contate pelo whatsapp (84) 98738-9692 que trataremos de sua imediata inscrição. No aguardo.

    ResponderExcluir